Série documental Favela.doc grava episódio em Belém com Maderito, ícone do tecnobrega, de 17 a 21 de abril

Série documental Favela.doc grava episódio em Belém com Maderito, ícone do tecnobrega, de 17 a 21 de abril

foto colorida de homem branco, de cabelo liso, curto, escuro, com macacão preto com listras amarela verde e vermelho. canta em palco.

Recentemente o artista regravou com Pabllo Vittar o hit “Não desligue o telefone” para o álbum “Batidão Tropical vol. 2”

Trajetória do artista, conhecido por seu trabalho na Gang do Eletro, será a base para mergulhar na história do ritmo paraense que se difundiu no Brasil

 

A série documental Favela.doc, que desde março está rodando o Brasil para as filmagens da sua primeira temporada, desembarca em Belém no dia 17 de abril. Trazendo Maderito como personagem principal de um dos oito episódios, o Favela.doc mergulha na história do artista para abordar o tecnobrega, ritmo paraense que tem ganhado cada vez mais destaque nas paradas de sucesso. Dirigida pela cineasta Viviane Ferreira, a produção segue em Belém até o dia 21. Além do Pará, as gravações também têm episódios na Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal.

Com o objetivo de fazer uma radiografia da música periférica brasileira, o Favela.doc adentra as comunidades de seis estados brasileiros, se aprofundando nas raízes do funk, trap, samba, grime/drill, R&B, pagode baiano, bregafunk e do próprio tecnobrega, por meio de personagens centrais de cada estilo e região. No Pará, o carimbó sempre teve espaço de destaque, até por ser uma das principais contribuições do estado para a música brasileira. Nos últimos anos, no entanto, não se pode falar sobre a cena musical paraense sem citar o tecnobrega. E entre os maiores responsáveis pela difusão desse ritmo no país, e até fora dele, está Marcos Maderito, ou simplesmente Maderito.

Conhecido por seu trabalho com o grupo Gang do Eletro, que celebra uma década de carreira, preparando tour pelo Brasil, a trajetória do cantor, produtor e compositor Maderito, ícone do tecnobrega e das festas de aparelhagem, é a base para o episódio do Favela.doc que busca entender também o curso desse estilo musical exportado para além das fronteiras. Dentre seus trabalhos mais recentes, um dos destaques é a parceria com a artista Pabllo Vittar para o álbum “Batidão Tropical vol. 2”. Lançado no último dia 9, o disco de 14 faixas traz uma regravação de Maderito com a cantora maranhense do sucesso de 2009 “Não desligue o telefone”, da banda Djavú.

Assim como adentra os universos pessoais de cada personagem, investigando suas fontes de inspiração e colaborações, o Favela.doc também pesquisa o impacto econômico desses gêneros musicais marginalizados, mas culturalmente ricos. A série retrata como a música não apenas contribui para o sustento das comunidades onde prospera, mas também estimula a economia local ao criar oportunidades de trabalho e meios de subsistência para aqueles diretamente envolvidos em sua criação e promoção.

A  série é uma coprodução do Distrito Federal e Bahia, numa parceria entre a agência Um Nome, reconhecida pela criação do festival Favela Sounds, e a Odun Filmes, responsável por produções renomadas como “Um dia com Jerusa” e “Mato Adentro”. Viviane Ferreira, cineasta baiana cujo último lançamento nos cinemas foi Ó Paí Ó 2, em novembro de 2023, assina a direção e roteiro da obra.

O time do Favela.doc conta ainda com Melina Bomfim, responsável pelo LAB Narrativas Negras, na co-direção e assistência de direção; e os argumentos e produção executiva são dos criadores do festival Favela Sounds, Amanda Bittar e Guilherme Tavares. Fundado em 2016 e considerado um dos mais relevantes para a música do Brasil atualmente, FS é um evento gratuito que acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e reúne cerca de 50 mil pessoas anualmente para acompanhar a nova música periférica do Brasil.

 

CENÁRIOS E PERSONAGENS

Após passar por Belém, a produção segue para São Paulo, seu último destino, rumo à Baixada Santista, onde grava com o DJ Mu540 (Muzão).

Antes do Pará, a equipe fez uma parada em Recife, onde gravou com a cantora de bregafunk Rayssa Dias. A capital carioca também esteve no roteiro de gravações, com as artistas Deize Tigrona na Cidade de Deus e N.I.N.A. em Manguinhos, Taquara e Praia Vermelha. No final de março, o Nordeste de Amaralina, em Salvador, foi cenário para as filmagens com o coletivo TrapFunk&Alivio. E em 2023, o Favela Sounds, em Brasília, foi palco para dois episódios especiais, apresentando o samba através dos Filhos de Dona Maria e o R&B com o duo Margaridas.

 

SERVIÇO – SÉRIE FAVELA.DOC REALIZA GRAVAÇÕES EM BELÉM

Quando: 17 a 21 de abril
Onde: Belém
Personagem: Maderito
Direção: Viviane Ferreira
Assistência de Direção e Codireção: Viviane Ferreira e Melina Bomfim
Produção Executiva e Argumentos: Agência Um Nome, Guilherme Tavares e Amanda Bittar – Agência Um Nome e Favela Sounds
Direção de Produção: Carol Lacombe
Direção de Fotografia: Flávio Rebouças
Som: Marise Urbano
Direção de Arte: Amanda Lima
Assistente de Câmera e Segunda Câmera: Paula Ortiz
Loggers: Ada Regina e Aleph Pereira