FAVELA INDICA produções de destaque da música periférica em março

FAVELA INDICA produções de destaque da música periférica em março

foto colorida de mulher negra, com cabelos trançados, castanho claros preso em coque. veste camisa jeans desbotada e óculos vermelho. Segura microfone. Ao fundo do palco, no telão, logo vermelha com amarelo do favela sounds.

Confira 20 lançamentos que ecoaram na cena musical neste mês

 

Março foi um verdadeiro palco de celebração para os sons da periferia, trazendo uma avalanche de talento e criatividade na cena musical. O mês foi marcado pela energia das batidas que ecoaram Brasil afora. O Favela Indica traz abaixo 20 lançamentos musicais que brilharam nas últimas semanas e que merecem o seu play.

Entre os álbuns que se destacaram, temos Y’Y, do pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas, que traz nove faixas de jazz com inspirações nas histórias dos povos originários e comunidades amazônicas.

O DJ Anderson do Paraíso também marcou presença nas estreias com seu primeiro trabalho de estúdio, o disco Queridão. Com 17 faixas, o produtor mineiro apresenta o funk com uma roupagem de ritmos mais lentos e sombrios, características que são sua marca.

Ainda no funk, a artista Deize Tigrona, conhecida pela sua autenticidade, lançou Não Tem Rolê Tranquilo, seu terceiro álbum de estúdio. Nas sete faixas que compõem a produção, ela explora a mistura da música eletrônica, com influências do techno, trance e o trap com o funk carioca.

Saindo um pouco do Sudeste, na Amazônia paraense também teve novidades musicais. Durante o evento Psica, em Belém, o rapper FBC gravou a versão ao vivo do projeto O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta. O álbum ao vivo combina músicas originais do último álbum com elementos de tecnologia nos arranjos e produção, resultando em uma experiência musical única.

Outro lançamento de rap que merece nossa atenção é GAMBIARRA CHIC PT.1, segunda produção de estúdio da dupla Irmãs de Pau. Com sete faixas, esta primeira parte traz participações de Pepita, MC Luanna, Aurora Abloh e a estadunidense Salvie da Bawdy, numa explosão que vai do trap e rap ao funk e reggaeton.

Além dos álbuns, os singles também tiveram seu espaço na cena musical. Talento local, cria de Taguatinga, a MC Ísis Zavlyn, artista preta, trans e periférica, lançou Preta Chique, um rap autêntico, com rimas ácidas e cheias de atitude.

Reinventando o single lançado ano passado, Luana Maia e DJ Gordinho da VF se uniram aos artistas Caio Prince, Clementaum e Sykors para o remix de Eu Sou Planetária em uma reinterpretação ousada.

No eletrônico, o mineiro VHOOR apresentou a música Assovio, numa parceria com seu conterrâneo, o DJ D.A.N.V. Juntos, eles ostentam um som marcante, caracterizado por um sibilo estridente e poderosos graves infra-sonoros.

Partindo para outros ritmos, a cantora e compositora Céu lançou o single Gerando na Alta, com a artista franco-senegalesa Anaiis. A música combina um samba-jazz eletrônico, com batidas marcantes, linhas de baixo, sintetizadores e arranjos de cordas, numa fusão bilíngue de versos em português e inglês.

Por fim, Caio Prado nos brindou com Sem Demandas, juntando MPB e R&B em uma fusão com sonoridade suave e magnética.

Confira abaixo a lista completa com os 20 lançamentos:

ÁLBUM

1.⁠ Amaro Freitas – Y’Y
2.⁠ ⁠DJ Anderson do Paraíso – Queridão
3.⁠ ⁠Deize Tigrona – Não Tem Rolê Tranquilo
4.⁠ ⁠Juçara Marçal – DEB RMX
5.⁠ ⁠FBC – O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta (Ao Vivo em Belém)
6.⁠ ⁠L7NNON – Irrastreável
7.⁠ ⁠Tássia Reis – Bem Longe do Fim
8.⁠ ⁠Irmãs de Pau – GAMBIARRA CHIC PT.1
9. Chediak – Cheditalk⁠
10. MC Caverinha, Vulgo FK, Baco Exu do Blues – Duvidosa
11. Projeto Poetisas no Topo 3 – Pineapple Storm – N.I.N.A, Mac Julia, Ajuliacosta, Mc Luanna, Sodomita, Budah, Maru2D

SINGLE

  1. Ísis Zavlyn – Preta Chique
  2. Luana Maia, DJ Gordinho da VF, Caio Prince, Clementaum, Sykors – Eu Sou Planetária Remix
  3. VHOOR – Assovio
  4. MC Luanna – Áudio Proibido
  5. Murilo Chester e Rachel Reis – Por Que Não
  6. Céu e Anaiis – Gerando na Alta
  7. Mago de Tarso – Caranguejo do Trap
  8. Rebecca – Aquecimento da Rebecca
  9. Caio Prado – Sem Demandas