O Festival

Inovação, inclusão, diversidade e geração de oportunidades são matrizes que guiam a realização do festival Favela Sounds. O evento surgiu em 2016 e, com seis edições realizadas entre 2016 e 2022, já atinge a marca das mais de 200 mil pessoas impactadas presencialmente — e mais de 500 mil virtualmente. Pensado para fomentar e acelerar artistas e criadores de regiões de alta vulnerabilidade social no DF, o festival já realizou mais de 40 oficinas, 50 debates em espaços culturais, virtualmente ou em escolas públicas, 20 atividades em unidades do Sistema Socioeducativo, 132 shows em conexão direta com 18 países da África, Europa e Américas, 1 residência artística internacional (Brasília – Londres) e o Favela Talks, primeiro ambiente de mercado criativo das favelas brasileiras.

 

O festival ganhou visibilidade nacional através da mídia e atualmente recebe convites anuais para palestras e debates pelo mundo (Sim São Paulo/2017 e 2018, Womex/2018, Nuits D’Afrique/2019, Mundial Montreal/2019; Oslo World/2020; Future Now/2020; Cinars/2020), tornando-se uma das mais importantes plataformas de difusão de artistas brasileiros de periferia no mundo. Vale lembrar que o festival forma profissionais tanto da cadeia artística quanto produtiva no DF.  Acumula mais de 8000 empregos diretos e indiretos gerados, com destaque especial para a formação de técnicos, roadies, fotógrafos, videomakers, produtores musicais e, claro, artistas, que passaram pelas atividades do festival nos últimos sete anos.

 

Sejam bem-vindas/os ao maior festival de cultura periférica do Brasil, realizado gratuitamente todos os anos na Esplanada dos Ministérios em nas Regiões Administrativas do Distrito Federal.