Confira 20 lançamentos que ecoaram na cena musical neste mês
Março foi um verdadeiro palco de celebração para os sons da periferia, trazendo uma avalanche de talento e criatividade na cena musical. O mês foi marcado pela energia das batidas que ecoaram Brasil afora. O Favela Indica traz abaixo 20 lançamentos musicais que brilharam nas últimas semanas e que merecem o seu play.
Entre os álbuns que se destacaram, temos Y’Y, do pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas, que traz nove faixas de jazz com inspirações nas histórias dos povos originários e comunidades amazônicas.
O DJ Anderson do Paraíso também marcou presença nas estreias com seu primeiro trabalho de estúdio, o disco Queridão. Com 17 faixas, o produtor mineiro apresenta o funk com uma roupagem de ritmos mais lentos e sombrios, características que são sua marca.
Ainda no funk, a artista Deize Tigrona, conhecida pela sua autenticidade, lançou Não Tem Rolê Tranquilo, seu terceiro álbum de estúdio. Nas sete faixas que compõem a produção, ela explora a mistura da música eletrônica, com influências do techno, trance e o trap com o funk carioca.
Saindo um pouco do Sudeste, na Amazônia paraense também teve novidades musicais. Durante o evento Psica, em Belém, o rapper FBC gravou a versão ao vivo do projeto O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta. O álbum ao vivo combina músicas originais do último álbum com elementos de tecnologia nos arranjos e produção, resultando em uma experiência musical única.
Outro lançamento de rap que merece nossa atenção é GAMBIARRA CHIC PT.1, segunda produção de estúdio da dupla Irmãs de Pau. Com sete faixas, esta primeira parte traz participações de Pepita, MC Luanna, Aurora Abloh e a estadunidense Salvie da Bawdy, numa explosão que vai do trap e rap ao funk e reggaeton.
Além dos álbuns, os singles também tiveram seu espaço na cena musical. Talento local, cria de Taguatinga, a MC Ísis Zavlyn, artista preta, trans e periférica, lançou Preta Chique, um rap autêntico, com rimas ácidas e cheias de atitude.
Reinventando o single lançado ano passado, Luana Maia e DJ Gordinho da VF se uniram aos artistas Caio Prince, Clementaum e Sykors para o remix de Eu Sou Planetária em uma reinterpretação ousada.
No eletrônico, o mineiro VHOOR apresentou a música Assovio, numa parceria com seu conterrâneo, o DJ D.A.N.V. Juntos, eles ostentam um som marcante, caracterizado por um sibilo estridente e poderosos graves infra-sonoros.
Partindo para outros ritmos, a cantora e compositora Céu lançou o single Gerando na Alta, com a artista franco-senegalesa Anaiis. A música combina um samba-jazz eletrônico, com batidas marcantes, linhas de baixo, sintetizadores e arranjos de cordas, numa fusão bilíngue de versos em português e inglês.
Por fim, Caio Prado nos brindou com Sem Demandas, juntando MPB e R&B em uma fusão com sonoridade suave e magnética.
Confira abaixo a lista completa com os 20 lançamentos:
ÁLBUM
1. Amaro Freitas – Y’Y
2. DJ Anderson do Paraíso – Queridão
3. Deize Tigrona – Não Tem Rolê Tranquilo
4. Juçara Marçal – DEB RMX
5. FBC – O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta (Ao Vivo em Belém)
6. L7NNON – Irrastreável
7. Tássia Reis – Bem Longe do Fim
8. Irmãs de Pau – GAMBIARRA CHIC PT.1
9. Chediak – Cheditalk
10. MC Caverinha, Vulgo FK, Baco Exu do Blues – Duvidosa
11. Projeto Poetisas no Topo 3 – Pineapple Storm – N.I.N.A, Mac Julia, Ajuliacosta, Mc Luanna, Sodomita, Budah, Maru2D
SINGLE
- Ísis Zavlyn – Preta Chique
- Luana Maia, DJ Gordinho da VF, Caio Prince, Clementaum, Sykors – Eu Sou Planetária Remix
- VHOOR – Assovio
- MC Luanna – Áudio Proibido
- Murilo Chester e Rachel Reis – Por Que Não
- Céu e Anaiis – Gerando na Alta
- Mago de Tarso – Caranguejo do Trap
- Rebecca – Aquecimento da Rebecca
- Caio Prado – Sem Demandas