Mapa da Criatividade Periférica Brasileira é lançado nesta terça-feira, moradores das periferias de todo o país podem se cadastrar de forma gratuita

Mapa da Criatividade Periférica Brasileira é lançado nesta terça-feira, moradores das periferias de todo o país podem se cadastrar de forma gratuita

foto colorida de REalezza, mulher negra com cabelo preto preso em uma trança comprida. Veste maiô vermelho de manga comprida com detalhes em preto. Canta em um palco. Está com punho esquerdo erguido e canta.

Criado pelos fundadores do Favela Sounds, festival de música e criatividade de Brasília, o objetivo do Mapa é conectar criativos de periferias de todo o Brasil ao mercado de trabalho

 

Brasília, Maio de 2023 – Criado e impulsionado pelos fundadores do Favela Sounds, festival de música e criatividade de Brasília, o Mapa da Criatividade Periférica Brasileira, lançado nesta terça-feira (09), tem como objetivo ser uma plataforma que reúne criativos periféricos de diversos setores, de todas as regiões do país, com a finalidade de conectá-los ao mercado de trabalho, alcançando agências, empresas, produtores de cultura e entretenimento, além de promover relacionamento com outros criativos. De forma gratuita, moradores das favelas e periferias podem se cadastrar na plataforma.

Idealizado para caminhar na contramão do processo de precarização da Economia Criativa no país, o Mapa da Criatividade Periférica Brasileira nasce para impulsionar a criatividade presente nas favelas, olhando para a sua diversidade como um todo. A plataforma abrange grande parte das áreas do setor, como a poesia, o audiovisual, música, publicidade, dança, literatura, entre outros, além de dar a possibilidade ao usuário de segmentar seu perfil por localidade, gênero, sexualidade e raça dos ali presentes.

A segmentação dos criativos para além de suas áreas de atuação, mas também olhando para questões sociais, vem da necessidade de entender quem são as pessoas que compõem o mercado da criatividade, impactando assim na criação de propostas de políticas públicas para transformar este cenário.

Pensando no público de interesse, foi criado um site responsivo, funcional para acessos em computadores, celulares, tablets e outros aparelhos. A apresentação do mapa é o desenho do território brasileiro, com interação intuitiva para os usuários, que ao clicar em um determinado estado abrem uma ampla gama de perfis cadastrados daquela região.

Assim como o Festival Favela Sounds, o foco da plataforma é o impacto social. Além de contribuir para que empresas e governos passem a negociar e se relacionar com o mercado criativo e cultural, setor que mais sofreu com o desemprego dos últimos anos, o Mapa possibilita o olhar mais atento para as favelas do país, espaços onde estão grandes fontes de inovação que o mercado brasileiro usufrui para produzir.

Quando falamos de talentos periféricos, falamos necessariamente de inovação. A escassez de recursos faz com que as periferias desenvolvam tecnologias únicas e ofereçam serviços diferenciados. Esses talentos precisam ser vistos e reconhecidos, não só servir de fonte de inspiração para quem movimenta o dinheiro, mas fazer negócios com eles“, pontua Amanda Bittar, co-idealizadora do Mapa e Diretora do Favela Sounds.

Mirando nos setores de RH, investidores-anjo, agências de publicidade, diretores criativos, produtores culturais e outros interessados nestes profissionais, o nascimento do Mapa da Criatividade Periférica do Brasil demonstra o que vem sendo comprovado no mercado: as favelas brasileiras são norteadoras de tendências no país e a maior fonte de transformação da cultura nacional, reconhecida e usada como referência por criativos em diversos países.

 

card colorido em preto e azul com 10 ilustrações de rostos diversos e texto em branco e azul claro: mapa da criatividade periférica do brasil. cadastre-se mapa ponto favela sounds ponto com ponto b r

O que é o Mapa da Criatividade Periférica Brasileira

O Mapa da Criatividade Periférica Brasileira é um projeto com foco no mapeamento de criativos e profissionais da cultura de todo o país, idealizado pelos fundadores do Favela Sounds, festival de música e criatividade de Brasília. A plataforma digital, na qual os criativos são catalogados por região, estado, cidade, gênero, etnia e sexualidade, tem como foco principal auxiliar na amplificação e divulgação desses profissionais e caminhar contra a precarização do trabalho desta classe, impactando o mercado criativo de forma positiva. A plataforma é aberta a todos, sendo necessário somente login para acessar informações dos profissionais cadastrados: https://mapa.favelasounds.com.br/

 

Sobre o Favela Sounds

Favela Sounds é uma plataforma brasileira de conteúdos sobre cultura de periferia que teve sua estréia como um festival, em Brasília, no ano de 2016 e tem como missão gerar oportunidades para jovens negros e periféricos no mercado criativo. Como Festival Internacional de Cultura de Periferia, realiza anualmente uma edição no mês de julho, promovendo conexão entre artistas da diáspora pelo mundo a talentos de favelas brasileiras.

Sua atuação atende diversos territórios e comunidades, com a promoção de oficinas de iniciação profissional no campo criativo, debates em escolas públicas, atividades voltadas à reinserção social em unidades do Sistema Socioeducativo, processos de aceleração e formação para o mercado da música no contexto de periferia, residências artísticas em favelas e muito mais. A plataforma fomenta campanhas e produz conteúdos virtuais relativos à cultura e criatividade nas favelas brasileiras, dedicando-se a criar canais de diálogo entre marcas e o público de favela. Já mobilizou mais de 300 mil pessoas e investe na internacionalização da produção criativa das favelas, sendo tema de palestras em eventos do mercado criativo em todo o mundo. Para saber mais, acesse: http://dev.favelasounds.com.br

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Agência RPretas
contato.rpretas@gmail.com