Cultura negra: universidade e biblioteca afrolatinas serão inauguradas nesta sexta-feira (3/3)

Cultura negra: universidade e biblioteca afrolatinas serão inauguradas nesta sexta-feira (3/3)

Instituto Afrolatinas inaugura universidade e biblioteca com objetivo de democratizar a cultura negra 

A afrocentricidade é sinônimo da colaboração do povo africano no centro de qualquer análise. Pensando nisso, o Instituto AfroLatinas busca expandir o conhecimento por meio de ações culturais, educacionais, comunicacionais e artísticas Brasil afora. Com a inauguração da Afroteca e da Universidade AfroLatinas nesta sexta-feira (3/3), mais um passo será dado rumo à equidade de gênero e raça.

Com ingressos esgotados, por volta das 18h, o público vai acompanhar a inauguração dos dois projetos na sede da Casa AfroLatinas. De acordo com o Instituto, haverá degustação de acarajés e drinks sobre o comando das Chefs Conceição Mathias e Aline Chermoula. Para completar o time, pocket show com as musicistas Bixarte, Laady B e Janine Mathias.

Conheça os projetos

Universidade AfroLatinas
A Universidade AfroLatinas tem a missão de democratizar conhecimentos técnicos, ferramentais, políticos e filosóficos sobre história, arte e cultura negra. De forma híbrida, aberta e afrocentrada, o ambiente acadêmico vai oferecer cursos, palestras, debates, oficinas, videocasts e podcasts aos alunos.

O conceito de Universidade Livre, ou Universidade Aberta, surgiu nos anos 70, com o movimento “Open University”, para inovar o ensino superior e oferecer instruções de qualidade, a baixo custo. A universidade livre tem como missão estar aberta a pessoas, lugares, métodos e ideias.

Afroteca
Localizada no entorno do Distrito Federal, o projeto-piloto da mini biblioteca pública afrocentrada, como parte das ações da Universidade Afrolatinas, também será inaugurado nesta sexta-feira (3/3). 

A estante – um freezer cervejeiro transformado em obra de arte pela artista plástica e grafiteira Carli Ayio –

está localizada na parada de ônibus do Varjão, na Quadra 9 Conjunto B Lote 1, em frente à Casa Afrolatinas, e conta com 200 títulos de diferentes gêneros literários.

Segundo o Afrolatinas, a intenção é expandir a afroteca para outras paradas de ônibus, contribuindo com a disseminação da história e cultura negra, dando visibilidade à autoras e autores negros do Brasil e do mundo.

Serviço

O que? Inauguração Afroteca e Universidade AfroLatinas
Quando? Sexta-feira (3/3)
Horário? 18h
Local? Casa Afrolatinas – SHIN quadra 9 conjunto F lote 16 Varjão
Quer saber mais? https://www.instagram.com/afrolatinas/

Home


Ingressos? Entradas esgotadas.