O maior festival de música periférica do Brasil chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – CCBB Brasília no dia 15 de fevereiro de 2025. Favela Sounds foi criado no Distrito Federal em 2016 e acontece habitualmente no Museu Nacional, reunindo multidões em torno de uma programação conhecida por conectar talentos de periferias de todos os cantos do país há sete edições.
O evento acontece entre as 14h do sábado e as 3h do domingo, programando 16 atrações nacionais, sendo três DJ internacionais. Marcam presença expressões do rap, trap, pagodão baiano, tecnobrega, bregafunk, funk, afrobeat nigeriano e outros estilos que dominam as ruas das periferias de norte a sul do país e os guetos globais ganharão o palco do Favela Sounds; muitos pela primeira vez em Brasília.
Com entrada gratuita, os ingressos estarão dia 7 de fevereiro no site oficial e na bilheteria do CCBB. Nesta edição, o festival dobrou a quantidade para 20 ônibus. Dois desses veículos farão uma rota ininterrupta entre a Rodoviária do Plano Piloto e o CCBB, do começo ao final do evento, contribuindo para a mobilidade do público que irá de ônibus ou metrô. Os demais ônibus vão e voltam dos endereços mais pedidos pelo público do evento em redes sociais, e demandam inscrição prévia para acesso.
Os shows apresentados no dia 15/02 representam o encerramento de uma maratona de atividades em outras RAs do DF que não o Plano Piloto, como Taguatinga, Ceilândia e Paranoá. Iniciando na segunda-feira (10/02), a programação inclui três debates em instituições públicas de ensino e duas oficinas criativas ministradas em unidades do sistema socioeducativo local. Acontecem, ainda, um laboratório para DJs e produtores musicais, de nome Afrobeat LAB, feito em parceria com o British Council, e uma edição do Favela Talks, conferência criada para fortalecer artistas e negócios criativos das periferias do Distrito Federal.
Favela Sounds é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal. Tem patrocínio da Claro e do Banco do Brasil, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília), produzido pela Produz + e Um Nome e conta com apoio institucional do British Council e do Instituto SOMA Cidadania Criativa.