Edição 2022

REDES SOCIAIS

Cada Comunidade é um Mundo

Em sua sexta edição, Favela Sounds pensa a participação social como saída para a inclusão, sob o tema “Cuidado e participação social – Favela Sounds é Pertencimento”. Ao longo da edição, apresentamos atividades que estimulam estratégias de cuidado coletivo e incentivam a participação da juventude periférica nas decisões de suas comunidades, cidades e países. Cada comunidade é um mundo. E acreditamos que ao participar nas decisões locais, estamos contribuindo também em escala global. Se participo das decisões da minha comunidade, também provoco as mudanças que quero no mundo. E nesse tom, apresentamos a programação pensada para a edição.

Nos dias 29 e 30 de julho, temos o prazer de retornar à Praça do Museu da República para realizar nosso Baile presencial, programando grandes nomes da música de favela do Norte ao Sul do Brasil. Mas a partir de Junho, Favela Sounds já está na rua, apresentando um LAB inédito voltado a jovens lideranças periféricas do DF, de nome Meu Lugar é o Mundo: uma série de encontros virtuais que debatem temas como tecnologia e racismo algorítmico, diversidade religiosa, sexual e de gênero, educação, território e mobilidade, segurança pública e outros. O objetivo é que os participantes mapeiem um problema público do DF e construam a muitas mãos um documento sugestivo de política pública para ser apresentado em audiência na Câmara Legislativa do DF, com a presença de deputados distritais.

Nesta edição voltamos às escolas públicas de diversas RAs do DF, com debates leves que estimulam a inclusão produtiva pela cultura — “Viver de Música”, “Viver de Cinema” e “Viver de Ideias”; e realizamos duas oficinas técnicas no sistema socioeducativo do DF, nas especialidades de roadie e técnico de som e luz. Queremos que os jovens participantes possam estagiar na produção e backstage dos dias de shows do festival.

Em paralelo ao Favela Sounds, lançamos a primeira edição presencial de Favela Talks, um ambiente de mercado voltado exclusivamente à criatividade periférica, com a participação de agentes importantes do mercado da música, games, moda, audiovisual e negócios de impacto social. Entre oficinas, talks, sessões de mentoria, bancas de ideias, rodadas de negócios e showcases musicais, a programação visa criar oportunidades para as indústrias e negócios criativos de periferias do Distrito Federal, aproximando-os de importantes agentes do mercado. (conteúdo completo em talks.favelasounds.com.br).

E nesta proposta, queremos ver cada um de vocês conosco, fazendo crescer essa rede de pertencimento que o Favela Sounds. Esperamos que, tal como nós, você também deixe ser levada/o pelos ritmos que ecoam nas periferias do Brasil.