Em função da pandemia de covid-19, a quinta edição do festival Favela Sounds aconteceu em formato virtual, entre 18 e 22 de agosto de 2021, correalizada pela Um Nome Produção e Comunicação e o Instituto SOMA Cidadania Criativa. Sob o tema “A Vez do Amor”, toda a programação refletiu sobre a importância do amor em todas as dimensões da vida cotidiana.
As atividades foram apresentadas na plataforma do evento de forma geolocalizada, espelhada no mapa do Brasil. O line-up de shows, debates, oficinas, sessões de mentoria e DJs era dividido em palcos virtuais que hospedavam 35 horas de conteúdo original produzido pelo festival, com alcance de mais de 2 milhões de pessoas virtualmente.
Palco A Vez do Amor: Tássia Reis (SP), Vandal (BA), Tuyo (PR), Jup do Bairro feat. Mulambo (SP) e TrapFunk&Alívio (BA).
Palco Favela Sonica: MC Mari (BA), Enme (MA), A Travestis (BA), Shevchenko e Elloco (PE) e A Dama do Pagode (BA).
Palco Nave de Som: DJ Donna (DF), K-mina (SP), Iasmin Turbininha (RJ), Buruntuma (Guiné-Bissau/Portugal) e Byano DJ (RJ).
Palco 6161: Murica (DF), Ellen Oléria (DF), GOG (DF), Vinícius de OIiveira (DF) e Amaro feat. Markão Aborígene, Taliz e Realleza (DF).
20 mini-cursos transmitidos ao vivo no Instagram, e ministrados pela equipe técnica do Favela Sounds, sobre diferentes aspectos profissionais da produção cultural.
Participantes:
Em parceria inédita Favela Sounds, Sebrae no DF e Oi Futuro apresentaram o LAB de Mentorias, uma jornada empreendedora para negócios criativos, colaborativos e periféricos. 40 negócios/projetos/ideias selecionados por edital participaram de encontros virtuais de capacitação em empreendedorismo, modelagem de negócios, inspiração, propósito, construção de marca e preparação para participação em ambientes de mercado. Ao final do processo, o LAB propôs as Bancas de Ideias setoriais para que os participantes apresentassem pitches aos convidados, grandes nomes do empreendedorismo criativo brasileiro.
Formação
Bancas de Ideias
Música e Games: Luciana Adão (Oi Futuro), Tânia Artur (Sim Produções), Eli Moura (Festival Convida/Iduna Produções). Mediação: Guilherme Tavares (Favela Sounds/Instituto SOMA)
Artes Visuais, Design e Grafite / Audiovisual / Alimentação e Gastronomia: Vanessa Vieira (SECEC-DF e Comitê do Grafite do DF), Renata Carvalho (Ricco Burguer), Dnego Justino (designer). Mediação: Dani Diniz (Cia Viceras/Instituto SOMA)
Moda: Isaac Silva (estilista), Hisan Silva e Pedro Batalha (Dendezeiro), Pinto Música (estilista de Moçambique). Mediação: Guilherme Tavares (Favela Sounds/Instituto SOMA)
Agências de Comunicação, Conteúdos Digitais, Influenciadores e Negócios de Impacto Social: Marta Carvalho (Iyabá Agência/SP), Ionara Silva (Consultora em Economia e Direitos Digitais/Lisboa), Nathi Birkholz (TropiPress/SP). Mediação: Amanda Bittar (Favela Sounds/Um Nome Comunicação)
Branded content produzido pelo festival.
#BudnoFS ep1: A dança de rua, com João Sampaio
#BudnoFS ep2: O rap e a diversidade, com Amaro
#BudnoFS ep3: Representatividade feminina no grafite, com Key Amorim