Favela Sounds é uma plataforma brasileira de conteúdos sobre cultura de periferia que estreou como festival em Brasília em 2016. Tem como missão criar oportunidades para jovens negros e periféricos no mercado criativo. Como Festival Internacional de Cultura de Periferia, realiza edições anuais, promovendo conexões entre artistas da diáspora pelo mundo e criativos de favelas brasileiras.
Atuamos em diversos territórios e comunidades, promovendo oficinas de iniciação profissional no campo criativo, debates em escolas públicas, atividades voltadas à reinserção social em unidades do Sistema Socioeducativo, processos de aceleração e formação continuados para o mercado criativo periférico, residências artísticas internacionais em favelas e muito mais.
A plataforma fomenta campanhas e projetos audiovisuais, produzindo conteúdos virtuais relativos à cultura e criatividade nas favelas brasileiras, dedicando-se a criar canais de diálogo entre marcas e o público periférico. Já mobilizou mais de 1,3 milhão de pessoas virtual e presencialmente, e investe na internacionalização da produção criativa das favelas, sendo tema de conferências e mostras em ambientes de mercado e festivais de outros cantos do mundo.
Entre os projetos fundamentais da plataforma, além do festival Favela Sounds, estão o Mapa da Criatividade Periférica do Brasil, plataforma criada para ampliar a presença de jovens periféricos no mercado criativo nacional; a série Favela.doc, série documental que desvenda a produção musical das favelas do Brasil, gravada em 2024 e com previsão de lançamento para 2025/26; o Favela Talks, primeiro ambiente de mercado voltado à criatividade periférica no Brasil, com atividades direcionadas para o empreendedorismo; e Favela pelo Mundo, hub de articulação da música de favela do Brasil com África, América Latina e as diásporas africanas.
Favela Sounds é uma iniciativa da Um Nome – Agência Criativa, que atua há uma década no mercado nacional. Suas ações são promovidas pela própria agência, em parceria com organizações da sociedade civil e entidades privadas interessadas em potencializar as narrativas da juventude periférica brasileira.