Favela Sounds lança LAB de formação para lideranças periféricas do DF

Favela Sounds lança LAB de formação para lideranças periféricas do DF

­Em 2022, o Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia apresenta sua sexta edição em formato híbrido, incorporando os aprendizados da edição virtual de 2021 à tão esperada retomada das atividades presenciais. Ao longo de julho, a pauta participação social norteia as ações programadas pelo festival, que tem como mote desta edição “Cuidado e participação: Favela Sounds é pertencimento”. E como pontapé da programação de 2022, apresentamos o LAB Meu Lugar é o Mundo.

 O laboratório inédito é realizado entre os dias 27 de junho e 18 de julho, às segundas e quartas, das 18h às 21h, e liderado pela professora em Direitos Humanos Maíra de Deus Brito. Visa qualificar jovens lideranças de periferias do DF em temas ligados à coletividade, com objetivo de ampliar a presença da juventude no debate público da cidade.

 Com sete encontros virtuais, o LAB está com inscrições abertas entre 7 e 17 de junho, em formulário disponível no site favelasounds.com.br. Os encontros ganham a participação de convidados-especialistas que aprofundarão os debates em temas como tecnologia e racismo algorítmico, diversidade religiosa, sexual e de gênero, educação, território e mobilidade, segurança pública e outros.

 Serão selecionadas/os 15 jovens lideranças de diferentes RAs que, juntos, têm a missão de mapear um problema público do DF e, ao final dos encontros, produzir um documento sugestivo para a criação de políticas públicas a ser apresentado em audiência na Câmara Legislativa do DF. Os selecionados serão divulgados dia 22 de junho, pelo site do festival.

 Além do LAB Meu Lugar é o Mundo, a sexta edição de Favela Sounds apresenta oficinas técnicas no sistema socioeducativo, debates em escolas públicas, dois dias de programação musical gratuita no Museu Nacional (29 e 30 de julho), além do primeiro ambiente de mercado voltado exclusivamente à criatividade periférica: Favela Talks. Toda a programação será lançada em breve.

 Serviço – LAB Meu Lugar é o Mundo
15 jovens selecionados para 7 encontros virtuais sobre participação social.
Inscrições: 7 a 17 de junho de 2022, em favelasounds.com.br
Divulgação dos selecionados: 22 de junho de 2022
Realização do LAB: 27 de junho a 18 de julho de 2022, segundas e quartas, das 18h às 21h, virtualmente.
Audiência na CLDF: a confirmar.
Atividade gratuita.