Favela Talks traz os principais dados para artistas periféricos do estudo Mapa dos Festivais: Panorama 2023

Favela Talks traz os principais dados para artistas periféricos do estudo Mapa dos Festivais: Panorama 2023

foto preto e branca de Lia Clark, drag queen negra, de cabelos compridos, lisos, claros. Veste saia preta e top preto. Está em um palco, de costas para o público, olhando pra trás com cara surpresa.

Realizado pela plataforma que reúne informações sobre festivais em todo o Brasil, o estudo apresenta informações que apontam tendências e oportunidades com base no cenário em 2023

 

Na efervescência da cena musical do Brasil, os festivais não são apenas palcos para performances, mas verdadeiros catalisadores culturais que moldam a diversidade e a inovação artística. O Mapa dos Festivais tem desempenhado um importante papel nessa área, servindo como plataforma online que concentra informações sobre os diversos festivais de música no país, oferecendo aos usuários um local único para descobrir e explorar eventos, incluindo detalhes como programação, artistas, localização e estilos musicais.

Recentemente, a plataforma divulgou um estudo inédito sobre o mercado de música no Brasil, o “Mapa dos Festivais: Panorama 2023”. Os dados trazem à tona informações substanciais, evidenciando não apenas preferências de público, mas também oportunidades cruciais para artistas em ascensão. O Favela Talks analisou a pesquisa e traz alguns dos dados mais relevantes para os artistas da periferia.

Logo de início, o estudo traz uma informação importante. De janeiro a dezembro de 2023, o site mapeou um total de 298 festivais no Brasil, número 138% maior que o do ano anterior, que contou com apenas 125 eventos mapeados. Um crescimento que aponta para uma expansão significativa no cenário dos festivais no país.

Um dos principais dados ressalta a predominância de festivais de pequeno porte, representando expressivos 36% do total mapeado. Este dado evidencia a importância de eventos menos massivos, que desempenham um papel fundamental na promoção de talentos emergentes e no fortalecimento de uma cena independente. Além disso, dentre os cinco estilos musicais dos artistas que marcaram presença nos lineups de 2023, a música eletrônica se destacou com 30% dos artistas mapeados sendo DJs de música eletrônica ou open format – aqueles que misturam vários estilos em um mesmo set. Outros estilos musicais dos artistas mapeados foram Rock (16%), Rap (12%), MPB (9%) e Pop (6%). Isso reflete não apenas reflete as preferências do público, mas também a transformação dos festivais em centros de inovação musical.

Outro ponto destacado pelos números é a crescente tendência já percebida em 2022 de colaborações musicais nos palcos. Em 2023, os artistas se uniram mais do que nunca, criando experiências únicas para o público. Para além do palco, essas colaborações são também uma oportunidade para networking e para a projeção de novos talentos.

O estudo também confirmou o que já se sabia: o Sudeste é a região com maior número de festivais no país, com 171 ao todo, sendo 83 desse total apenas no estado de São Paulo. Por outro lado, os dados da pesquisa também indicam a agitação na cena musical do Nordeste, figurando em segundo lugar, com 58 festivais ao longo de 2023. Em seguida vem o Sul com 40, Centro-Oeste com 20 e o Norte com apenas 9.

Também vale destacar que, ao contrário de outras partes do mundo, o Brasil não segue um padrão de temporada para a realização de festivais. Aqui, esses eventos são uma constante ao longo de todo o ano, refletindo a diversidade e a pulsante atividade nesse cenário. O ano de 2023 contou com uma média de 24 eventos mensais, e os meses que se destacaram foram outubro, com 43 festivais, maio, com 35, e setembro e novembro, ambos registrando igualmente 32 festivais.

Os dados apresentados pelo Mapa dos Festivais vão além de números; eles revelam as complexidades e as oportunidades que atravessam os bastidores dos festivais, refletindo a diversidade da expressão artística contemporânea e o futuro da música em suas mais variadas formas. Para os que se aventuram nos primeiros passos da cena musical, entender essas estatísticas não representa apenas uma vantagem estratégica, mas sim uma base essencial para se destacar em uma indústria que está sempre em constante evolução.

O estudo completo Mapa dos Festivais: Panorama 2023 pode ser acessado em mapadosfestivais.com.br.